Olá pessoal, começamos nossa caminhada no projeto da disciplina A6PGP.
Utilizaremos esse espaço para dividirmos com vocês as dificuldades, sucessos e o progresso que teremos no desenvolvimento do nosso projeto ao longo do semestre.
Nesse primeiro texto iremos falar um pouco sobre como foi a tomada de decisão para a escolha do tema de nosso projeto e apresentar os integrantes da equipe com suas respectivas funções nesse trabalho.
A equipe foi formada por:
- Felipe C. Pessoa:
Programador
- George
Henrique S. Ruchlejmer: Gerência
- Levon S. Ghazarian: Documentação
- Maikel Mass:
Programador
- Márcio
N. M. Aviz: Documentação
Nossa equipe será assistida pelo Professor José Bráz.
De inicio os integrantes da equipe tiveram varias ideias para levar aos clientes (professores) para aprovação, seguem as idéias principais e os motivos de desaprovação:
Ideia 1 – Central de Serviços
- Descrição
- A ideia consiste em uma plataforma para o relacionamento entre profissional e um cliente que esteja necessitando de um serviço.
- Características
- O cliente e o profissional terão um cadastro distinto.
- O cliente irá procurar o profissional pela especialização dele, será apresentado uma lista os profissionais cadastrados, classificados por valor avaliação, localização.
- Assim que o cliente escolher o profissional irá aparecer uma agenda para que o cliente escolha uma data e horário para o atendimento.
- Feito a escolha será enviado um aviso ao profissional com as informações do cliente.
- No tempo até data do serviço, o cliente e o profissional poderão manter contato através da plataforma.
- Ao fim do serviço o cliente faz uma avaliação do profissional.
- O profissional poderá definir sua agenda, escolhendo as datas em que atende, e podendo junto ao cliente reagendar a data do serviço.
- Os profissionais que ficarem abaixo da média, serão desconectados do serviço.
A ideia foi negada por já existir aplicativo semelhante (GetNinjas).
Ideia 2 – Plataforma de Escambo.
- Descrição
- A ideia consiste em uma plataforma para a troca de itens entre os usuários.
- Características
- Os usuários farão um anuncio de seus itens, para que fiquem disponíveis para a visualização.
- Poderão fazer pesquisas para encontrar o que desejam.
- Assim que encontrado, os usuários então em contato e farão a negociação.
- Na negociação poderão ser escolhidos os produtos cadastrados, que serão negociados.
- Quando a negociação terminar, será escolhido a forma de entrega.
- Os usuários irão se avaliar, e os produtos não estarão mais disponíveis para a troca.
A ideia foi negada por já existir aplicativo semelhante (Skina).
Ideia 3 – Plataforma para a assistência de refugiados
- Descrição
- A plataforma será direcionada para usuários em situação de refugiados, para que estes encontrem uma melhor solução para o seu problema.
- Características
- A plataforma terá suporte a vários idiomas.
- Terá de ser leve e terá suportes para telas pequenas.
- A pessoa em situação de refugiado irá fazer um cadastro informando seus dados pessoais (incluído religião), de seus acompanhantes e informações profissionais (suas e de acompanhantes).
- Pessoas, instituições e ONG’s possuem interesse em ajudar, irão fazer o cadastro e irão informar o tipo de ajuda que pretendem oferecer.
- Também haverá uma plataforma para a integração entre o refugiado e quem pretende ajudar, para facilitar a comunicação e permitir que a melhor solução, essa plataforma será manuseada por ONG’s, instituições e governo.
- Parentes que desejam encontrar refugiados, poderão fazer o cadastro, e procurar por eles.
A ideia foi negada pelo fato dos refugiados não terem acesso a tecnologia para acessar a plataforma.
Ideia 4 – Plataforma para serviços de construção
- Descrição:
- Trata-se de uma aplicação mobile que facilita a aquisição de serviços particulares de construção, integrando o prestador de serviço (pedreiros) e o cliente que deseja reformar seu imóvel.
- Características:
- O prestador de serviços registra os serviços que o prestador está capacitado a realizar
- O cliente consegue buscar os prestadores por serviços, por nome e escolher os que estão mais próximos a sua residência
- Haverá reputação a respeito dos serviços prestados e do profissional
- Será possível abastecer o sistema com imagens dos trabalhos realizados
- O prestador de serviço poderá fazer uma lista de materiais que serão necessários para cada serviço
A ideia foi negada por já existir aplicativo semelhante (GetNinjas).
Ideia 5 – Localização de ônibus fretado
- Descrição:
- Uma aplicação mobile que indica ao usuário a localização em tempo real do ônibus fretado que ira utilizar.
- Características:
- Com a localização instantânea do ônibus, o usuário poderá saber se o fretado já passou ou não no ponto, controlando atrasos.
- Usuário se aproximando do ponto no momento que o ônibus já está lá, avisaria o motorista para possível espera.
- Usuário será avisado se o ônibus fretado está vindo com vagas ou lotado.
A ideia foi negada pelo escopo do projeto não ter como ser seguido, insuficiência no controle de vagas do ônibus e do usuário chegando atrasado no ponto.
Ideia escolhida:
Nossa equipe optou por uma ideia que estava no site de apoio do Professor Ivan, a ideia consiste em um controle residencial, onde medidores de água, luz e outras constantes, geram relatórios que serão exibidos em uma interface de fácil interpretação dos dados, com gráficos de apoio para um melhor entendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário